Stephen Hawking – um exemplo a ser seguido

Stephen Hawking – um exemplo a ser seguido

Fonte da imagem: UOL – notícias

O físico Stephen Hawking é um exemplo de força e determinação que precisa ser lembrado por muito tempo, ou melhor, não pode ser nunca esquecido. Apesar de não saber muito a respeito da sua vida, o que sei é o suficiente para admirá-lo, principalmente pela sua coragem de enfrentar a vida, mesmo após os médicos lhe dizerem aos 20 anos de idade que teria, no máximo, mais três anos de vida ao ser diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa. Entretanto, superando todas as expectativas, foi muito além desse período estimado, vindo a falecer aos 76 anos de vida em sua própria casa.

Não deve ter sido fácil ver seu corpo se transformar diariamente, perder movimentos e ter aos poucos que se adaptar a uma nova realidade na flor da idade; se deparar na frente do espelho e perceber que estava aos poucos se modificando e surgindo outro homem. Precisou assumir outra postura diante da vida e, ao mesmo tempo, apoiar as pessoas que estavam a sua volta a ter coragem de vê-lo assim, sem querer colocá-lo no papel de vitimizado. Assisti ao filme da sua vida e confesso que me emocionei.

O que faria a maioria das pessoas ao receber um diagnóstico como esse? Acredito que muitos não iriam aceitar esse tempo estipulado e iriam começar a se desprender da vida, de seus projetos e talvez até deixarem de crer na sua força e fé, que juntas podem modificar situações de vida. Conheço outras histórias de superação também muito lindas. Pessoas que desconheciam a sua força e que descobriram ao lutar por sua recuperação, enfrentando seus medos, indo em busca de alternativas, de relatos, de experiências de outras pessoas que pudessem trazer alguma possibilidade para a sua vida.

Que esse exemplo do físico possa auxiliar pessoas que estejam desencorajadas perante a vida após terem sido desenganadas pelos médicos, que encontrem coragem para enfrentar a vida, o dia a dia de quem não encontra respostas imediatas aos seus anseios, apenas incertezas.

Ótima semana!!!

Rosane Machado

Mestranda em Estudos sobre as Mulheres, Gênero e Cidadania pela UAB de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *