Que alimentos realmente nos protegem no inverno?

Que alimentos realmente nos protegem no inverno?

Nossos avós, e antes deles, responderiam esta pergunta com facilidade. Indicariam laranjas, limões e seus familiares. Hoje, infelizmente, você trocou estes alimentos por vitaminas em gotas, comprimidos, xaropes… Pois te digo que nada substitui alimentos originais.

E com o avanço das pesquisas, sabemos que mais alimentos nos protegem em épocas difíceis. Podem ser épocas frias, muito quentes, estressantes ou prazerosas. Quando adoecemos, é um sinal de que nosso corpo está mais ácido.

Isto pode ser por diversas razões. Então para sairmos deste frágil quadro, devemos aumentar o consumo de alimentos ALCALINOS. O contato com nossos sucos digestivos é que vai nos informar se o alimento é ácido ou alcalino. Não é o sabor do alimento, ok? Alguns confundem o sabor azedo com ácido.

Existem muitos alimentos ácidos que são saudáveis. Mas quero passar para vocês algumas sugestões de ALIMENTOS ALCALINOS, que serão importantes no inverno para ajudar o corpo a ser menos ácido, e mais forte. Anote ai: Lima, Abacaxi, Melão, Bergamota, Manga, Limão, Pêra, Avocado, Abacate, Mamão, Maçã, Laranjas, Morango, Banana, Mirtilo, Uvas, Brócolis, Cebola, Batata Doce, Inhame, Salsa, Couve, Rúcula, Mostarda, Gengibre, Pimentão, Cogumelos, Brotos, Couve Flor, Repolho, Berinjela, Abóboras, Batata Inglesa, Beterraba, Aipo, Quiabo, Pepino, Alfaces, Lentilha, Sementes de Abóbora, Castanha de Caju, Amêndoas, Gergelim e outros. Lembre, que os melhores são os “orgânicos”. E que quanto menos processos este alimento sofrer, melhor.

Eu sei que saladas e frutas frescas não são muito apetitosas no inverno, mas ai vai mais uma dica: sirva a salada picadinha no seu prato, e coloque o arroz integral e a lentilha, por cima. Esta combinação vai aquecer a salada. Vegetais que podem ser cozidos, lembre de o fazer na hora do consumo, e não deixe amolecer, ainda crocantes estarão com melhor potencial nutritivo.

Já as frutas podem ser fatiadas, e aquecidas em uma frigideira com um pouquinho de gordura de coco (fica uma delícia). Mas cuide para não cozinhar as frutas, é só uma salteada. Polvilhar canela sobre frutas picadas, também aquecem esta refeição. Que o inverno seja muito bem vindo. Te desejo muitos chás com amigas, um casaco quentinho e muita vitalidade. Abraço.

Beatriz Pellin Moser CRN2-0701

Nutricionista Clínica e Oncológica
SOGIPA, Rogério Menegassi Cia. de Ginástica, IMAMA.
WhatsApp 99272-3018

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