Transgênero é eleita Miss Espanha e disputará Miss Universo 2018

Transgênero é eleita Miss Espanha e disputará Miss Universo 2018

Via Estadão Conteúdo e Época Negócios

 

A modelo transgênero Angela Ponce foi eleita Miss Espanha na noite de sexta-feira, 29, e representará seu país no concurso de Miss Universo que será realizado ainda neste ano. Na cerimônia, Angela recebeu a coroa de Sofía del Prado, vencedora do concurso em 2017. Não será a primeira vez que uma mulher transgênero participa do concurso mundial. Em 2012, a canadense Jenna Talackova ficou entre as 12 mais bonitas da competição.

Natural de Sevilha, Angela já havia participado de alguns concursos de beleza no país – foi Miss Cadíz, em 2015 – e desfilou para várias grife importantes. Ao longo de sua carreira, Angela sempre fez questão de brigar pelo espaço das mulheres trans. “Não estou fazendo mal a ninguém. Quero apenas meus direitos e minha felicidade”, disse Angela em entrevista à TV LaSexta logo após a vitória no Miss Espanha.

Ao diário espanhol ABC, Angela declarou: “Eu quero ensinar ao mundo uma lição”. “Estou muito feliz por mim e também pelo que esse triunfo significa.” Em entrevista ao jornal espanhol, Angela explicou que indentificar-se como uma mulher não foi algo que aconteceu de repente em sua vida. “É um processo”, disse. “Você percebe muito cedo, enfrenta inúmeras barreiras, recebe insultos. O momento de aceitação é difícil, complicado.”

Quando Angela decidiu submeter-se à cirurgia para mudança de sexo, o primeiro médio consultado disse que não iria operá-la. “Não opero mulheres falsas”, ele falou. “Mas, felizmente, a Espanha está avançada em muitos aspectos e outras coisas ainda estão mudando.” Angela tem hoje 26 anos. Sua concorrente brasileira no Miss Universo será a a amazonense Mayra Dias, que venceu o Miss Brasil, em maio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *