Meditação: 10 Benefícios comprovados cientificamente

Meditação: 10 Benefícios comprovados cientificamente

Conheça 10 benefícios comprovados pela ciência que essa técnica transcendental possibilita a você. Veja o que a meditação pode fazer pelo seu corpo e sua mente:

# 1º A meditação Reduz probabilidade de ataques cardíacos:

A Associação Americana do Coração, após uma pesquisa em grupo de paciente s de 59 anos de idade ao longo de 9 anos, concluiu que utilizar a meditação reduz em 47% às chances de se ter um ataque cardíaco.

 # 2º Fazer a meditação melhora a qualidade do sono:

De acordo com um estudo realizado em Northwestern Memorial Hospital, de Illinois, 5 pessoas entre 25 e 45, que sofriam de insônia crônica,foram submetidas a práticas de meditação diárias durante 2 meses. Elas passaram a dormir duas horas a mais por noite e atingiram níveis de sono profundo próximos ao considerado saudável.

# 3º Meditar Acaba com a Depressão:

A Universidade da Califórnia, através da prática da meditação, consegui que 20 idosos com depressão, tivessem melhora do humor com um programa de 8 semanas de relaxamento e meia hora por dia de meditação.

# 4º Meditar Melhora a saúde mental:

Uma pesquisa realizada pelo psicólogo Michael Posner e o Neurocientista Yi-Yuan Tang, verificou que quanto mais densos os axônios (parte do neurônio responsável por impulsos elétricos), menor a probabilidade do indivíduo sofrer distúrbios mentais, de depressão a esquizofrenia. “A quantidade de conexões cerebrais está diretamente relacionada à saúde mental. Neste sentido, podemos dizer que a meditação é um exercício para a mente, excelente para deixá-la mais ‘musculosa’ e prevenir doenças”, afirma o professor Posner.

# 5º A meditação previne e combate o câncer:

Segundo o psiquiatra Judson A. Brewer, de Yale, meditar aumenta a produção de anticorpos e intensifica a ação da enzima telomerase. Essa informação é importantíssima, pois ajuda no tratamento de tumores malignos. Houve até mesmo uma declaração da Associação Americana de Urologia de que a meditação é recomendada para ajudar a conter o câncer de próstata.

# 6º Ajuda a lidar com doenças  crônicas:

No hospital Saint Joseph, em Chicago, uma grupo de 130 mulheres com câncer de mama, e todas com mais de 55 anos, participaram de um teste onde foram divididas em dois grupos. O primeiro fazendo meditação ao longo de dois anos e o outro não. A metade que meditou obteve maior capacidade em lidar com as dores provocadas pela quimioterapia, além de obter uma reação física melhor a doença.

# 7º Melhora do ritmo cardíaco:

Na Universidade de Ciências da Saúde da Geórgia, 31 adolescentes hipertensos foram submetidos a prática da meditação. Eles teriam que meditar durante quatro meses, duas vezes ao dia, por pelo menos 15 minutos. O que se observou foi uma diminuição da massa do ventrículo esquerdo, o que colabora para diminuição do risco de infarto.

# 8º Meditar Melhora a atenção:

Daniel Goleman, psicólogo norte americano,  em seus estudos sobre meditação, verificou que quanto maior o tempo de meditação, maior o nível de atenção. Isso colabora para a redução da ansiedade e do estresse.

# 9º Meditar reduz a ansiedade:

Foi o que comprovou a equipe de cientista de Wake Baptist Medical center em seu estudo com pessoas com nível de ansiedade normal diário. Todos meditavam durante 20 minutos diários ao longo de 20 dias. A redução do nível de ansiedade foi de 39%.

# 10ª Diminui efeitos do Estresse pós-traumático:

Foi o que constatou a pesquisa conduzida pelo Wake Forest Baptist Medical Center,Carolina do Norte, onde eles observaram 28 enfermeiras que sofriam de stress pós-traumático. Metade foi orientada a realizar meditação e alongamentos durante duas semanas, enquanto a outra não. A metade que realizou os alongamentos e as meditações obteve uma redução de 67% nos níveis de cortisol, enquanto que a outra metade permaneceu sem alteração.

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