Como cozinhar

Como cozinhar

Existem muitas maneiras de cozinhar os alimentos. Vou descrever as que conseguimos manter um melhor valor nutricional. Claro que a maioria dos alimentos tem grande potencial ainda crus, mas para não perder muito deste tesouro seguem algumas dicas:

1 – Não use o microondas.

2 – Evite cozinhar em grandes quantidades, para depois aquecer em muitas outras refeições. Organize as quantidades a serem preparadas, que durem uma ou, no máximo, duas refeições.

3 – Quando cozinhar vegetais em água, esta deve estar fervente e com uma pitada de sal. Depois é que se coloca a espiga de milho, a beterraba, aipim, mandioquinha com casca, batatas com casca… Tampar e ficar no controle. Depois de cozido, escorra a água. Não deixe o vegetal na panela com água até esfriar. Se for uma sopa, e vamos consumir a água, isto muda.

4 – Para cozinhar no vapor utilize panela e coador de aço inox ou bambu. Só coloque o coador sobre a panela quando a água começar a ferver. Tampe. Deixe por 3 a 5 minutos. Retire do coador e sirva.

5 – Saltear os vegetais, fica uma delícia. Em panela quente com um fio de azeite ou gordura de coco, coloque os vegetais cortados em tirinhas, uma pitada de sal marinho e temperos frescos. Mexa com colher de pau ou bambu por 2 minutos. Sirva em seguida. Em panela de ferro, depois de preparar um bife de frango ou gado, experimente colocar os vegetais para saltear.

6 – No forno utilize prato refratário. Evite alumínio. Se a receita pede para cobrir com papel alumínio, troque por papel manteiga ou outro refratário de mesmo tamanho por cima. O melhor forno é o elétrico, depois o de gás e depois lenha.

Cozinhar é fácil e divertido. Só precisamos ter os alimentos em casa e soltar a criatividade com alguns temperos nas panelas. Em 15 a 20 minutos podemos preparar alimentos frescos e saudáveis que vão gerar muita vitalidade. Experimente este prazer.

Beatriz Pellin Moser CRN2-0701

Nutricionista Clínica e Oncológica
SOGIPA, Rogério Menegassi Cia. de Ginástica, IMAMA.
WhatsApp 99272-3018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *