Mulheres na Música

Mulheres na Música

Pra quem não sabe além de ser formada em Publicidade e Propaganda, escrever aqui pro Blog, eu sou cantora compositora e tenho um trabalho de canções autorais. Neste final de semana, dias 08 e 09 de setembro estará acontecendo em Porto Alegre o SONORA Festival Internacional de Compositoras, este ano participam 10 bandas e artistas de diferentes vertentes musicais. O Festival que acontece em diversas cidades do Brasil e do mundo conta com uma curadoria e escolhe as artistas através de um edital. Eu fui uma das selecionadas e estarei apresentando meu trabalho no dia 09 às 20h20 no Agulha (Rua Conselheiro Camargo, 300 – Porto Alegre). Serão 5 bandas/artistas por noite, quero convidar todas as amigas leitoras para prestigiarem este movimento que é tão importante. Nós mulheres temos muito a dizer e compartilhar com nossas canções, melodias e poesia. Abaixo deixo o site do festival e a história de como ele surgiu.

O SONORA

O SONORA teve origem na hashtag #mulherescriando, que foi uma iniciativa da musicista Deh Mussulini para romper o imaginário de que existem poucas compositoras, ou seja, mulheres que criam sua arte sonora.

Com grande repercussão, algumas compositoras espalhadas pelo Brasil conversaram sobre a ideia de fazer um festival, que hoje intitulamos Sonora: Deh Mussulini, Flávia Ellen, Amorina e Bia Nogueira (Belo Horizonte), Ana Luisa Barral (Salvador), LaBaq (São Paulo), Ilessi (Rio de Janeiro) e Isabella Bretz (BH, Lisboa e Dublin).

A partir daí, outras mulheres foram entrando e agregando ideias e iniciativas. Hoje somos uma grande rede espalhada pelo mundo.

O ensejo do festival é dar visibilidade, promover e legitimar a presença da mulher compositora, empoderando-a artística, profissional e economicamente.

São muitas as compositoras que cantam, tocam e arranjam suas próprias canções, porém não possuem reconhecimento e devido espaço no meio musical. Nos palcos do Sonora se apresentam iniciantes e artistas já estabelecidas, trocando experiências e fortalecendo, principalmente, cada cena local na qual o evento se insere.

O Sonora funciona através de uma rede de produtoras locais que estão situadas em cada cidade onde os eventos acontecem e são conectadas e organizadas por uma Coordenação geral composta por uma equipe multidisciplinar de mulheres no Brasil e no mundo. Para contactar a coordenação geral: sonorageral@gmail.com

 

Por Lua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *