Alimentos da Primavera

Alimentos da Primavera

Estamos iniciando a melhor estação do ano, a Primavera. Nosso corpo vai precisar de menos calorias, pois a temperatura será amena. Nossa energia e vitalidade, virá da leveza dos vegetais, raízes, frutas, leguminosas e outros grãos. Hora de caprichar nos sucos naturais e frescos, nas saladas coloridas e saborosas, nos grãos integrais coloridos por frutas secas e oleaginosas picadinhas.
As folhas estão em alta nesta época. É quando ficam mais tenras e saborosas. Abuse de alfaces, couves, espinafre e mostarda. Raízes podem ser consumidas cruas raladas ou em lâminas, como cenoura, rabanete, nabo redondo e beterraba. Outras raízes como o inhame, o cará e a mandioca, vamos cozinhar em água fervente, para depois consumir com uma pitada de sal marinho e azeite de oliva. A abobrinha, o chuchu, couve flor e brócolis podem aparecer crus (ralados, picadinhos) ou salteados por segundos em panela bem quente com cebola, ervilha torta e broto de feijão. Hmmm, estou salivando só de pensar.
E prepare seu coração para as frutas da estação. Serão um belo lanche in natura ou sucos liquidificados e sem coar. Abacaxi, mamão, banana, pêra, maçã, lima e a nossa campeã em resveratrol (antioxidante), a jaboticaba.
Imagine o frescor de um suco com abacaxi, mamão, couve manteiga, suco de limão e um pedacinho de gengibre fresco. Uaauu, uma delícia cheia de vitalidade.
Prepare um belo arroz integral com quinoa em grão e cúrcuma. Depois de pronto adicione algumas passas de uva e amêndoas picadinhas. Misture e sirva em seguida, com salada fresca, vegetais salteados e suco natural.
Aproveite a Primavera para melhorar sua rotina alimentar. Conheça novos sabores e preparações. Crie combinações e vire um chef cheio de saúde. Há flores dentro de você.

Beatriz Pellin Moser CRN2-0701

Nutricionista Clínica e Oncológica

SOGIPA, Rogério Menegassi Cia. de Ginástica, IMAMA.

WhatsApp 99272-3018

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