Mais um ano…

Mais um ano…

Parece mentira, mas já estamos quase no final do ano. Confesso não sentir o tempo passar, simplesmente foi acontecendo e fui sendo embalada por dia após dia, comemorando as datas marcadas pelo calendário sem me deparar com o tempo que não volta mais.

Creio que você deve ter a mesma sensação, pois escuto as pessoas comentando que não têm mais tempo para nada. Pois bem, o que fazer para aproveitar de fato o tempo? Isso é muito particular e depende de cada um, da sua vontade em se aposentar cedo e não fazer mais nada, outros tantos preferem (ou precisam) se aposentar bem mais tarde, contribuindo com sua sabedoria, ensinando os que ainda não sabem ao certo o que fazer.

Um tema recorrente aqui no blog é de que forma você está vivendo sua vida, se está satisfeita ou apenas escondida, protegida de si mesma, com receio de tomar alguma atitude que possa mudar por completo sua vida. Então pergunto: você de fato está sentindo-se feliz com sua rotina ou apenas vive a vida sem sentir nada? Bem, se você ainda não descobriu o propósito de sua vida, está na hora de pensar melhor a respeito. Vamos começar revendo o que você fez para si este ano: buscou um emprego melhor? Voltou a estudar? Recuperou sua autoestima após um doloroso processo de separação? Aprendeu a dizer “não” e colocar limite nas pessoas?

Dei exemplos de queixas frequentes das mulheres, por isso peço que reflita sobre isso dentro da sua realidade. Assim, o que você modificaria? Não fique escondida da vida, encolhida num canto, deixando o tempo passar, desperte enquanto é tempo! Daqui a alguns anos, quando você olhar para trás, verá que poderia ter feito diferente, conquistado seus sonhos, se separado e quem sabe… se eu tivesse… Quando se der por conta do que deixou de fazer, não vai adiantar mais, pois ficou apenas no “se…”, “talvez seria…” E o tempo passou…

Ótima semana!!!

Rosane Machado

Mestranda em Estudo sobre as Mulheres, Gênero e Cidadania pela UAB de Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *