Outubro Rosa

Outubro Rosa

Este é um assunto de todos os dias, mas a importância desses 30 dias de invasão de Rosa nas nossas vidas é indiscutível. Dedicar um mês todo pra falar da prevenção ao câncer de mama já é um avanço, pois antes só se falava nele quando alguém próximo a nós se apresentava com este diagnóstico – normalmente mais avançado pela falta de prevenção.

Câncer ainda é uma palavra assustadora, é um tabu pra muitos de nós, mas justamente por isso, precisamos falar dele. Apesar de ser assustador, o câncer de mama é o câncer com maior probabilidade de cura, com 95% de chance se descoberto precocemente.

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e um dos mais comuns em todo o mundo. O autoexame feito pela mulher da maneira correta é a forma mais fácil de detectar a doença, já que em mais de 60% dos casos, quem descobre a doença é a própria mulher. Porém, em contrapartida 63% das mulheres não sabe como fazer.

Pra orientar de forma mais eficaz, pra quem quiser aprender a se examinar deixo o link do site ‘clinica da mama’: https://clinicadamama.com.br/passo-passo-autoexame-da-mama-e-sua-importancia/.

Esse mês também é um ótimo momento pra dar força para todas as mulheres que estão passando ou já passaram por um tratamento difícil como este. No próximo domingo, dia 21 de outubro/2018 as 8 horas da manhã no Parque Moinhos de Vento Voluntárias, pacientes, familiares e amigos vão estar no Parque Moinhos de Vento na 15ª caminhada das vitoriosas alertando, conscientizando e mostrando que é possível vencer essa luta.

Pra essa caminhada estão vendendo uma camiseta por R$20,00 para contribuir com os fundos do IMAMA – organização sem fins lucrativos que desde 1993 cuida dessa causa tão importante. Em tempos de tanta desunião e discussão partidária, que possamos nos unir por assuntos como este, de saúde, de cuidado e de empatia!

Juliana W. Soeiro Psicóloga – CRP 07/26220 Telefone (51) 98926-4043

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *