Sempre é tempo de se cuidar…

Sempre é tempo de se cuidar…

Com a chegada da primavera, as academias e os parques passam a ficar mais movimentados, a preocupação com a forma física aumenta, a maioria das pessoas quer perder peso para o verão, pois nessa estação os corpos ficam mais à vontade, não tem como se esconder em um blusão largo que esconde a barriga ou em um longo casaco preto. Percebo que, infelizmente, na maioria das vezes, as pessoas não estão preocupadas com sua qualidade de vida, não têm consciência que os cuidados com a alimentação e a prática de atividade física devem ocorrer durante todo o ano, para envelhecermos de forma independente e saudável.

O efeito sanfona e o comer de forma desmedida, como uma fuga para as angústias do dia a dia e de uma vida atribulada, trazem inúmeros prejuízos à saúde. Aqui no blog temos uma nutricionista que mensalmente escreve textos com o intuito de mostrar a importância de se ter uma alimentação saudável, objetivando que, aos poucos, você reveja seu modo de lidar com a comida.

Há mais de vinte anos, deixei de comer carne vermelha e de frango, passei a comer mais verduras, legumes e frutas, enfim, busquei uma alimentação mais saudável, e incluí exercícios físicos na minha rotina, o que me deu mais disposição para realizar minhas atividades. Claro, não pretendo que você faça o mesmo, pois cada um tem uma realidade, apenas quero que comece a pensar melhor sobre sua alimentação e quem sabe iniciar a se cuidar durante o ano todo, visando seu bem-estar a longo prazo.

Procure acompanhar os textos da Beatriz Moser (colaboradora do blog) e aos poucos tome uma outra postura em relação a seus hábitos. Inicialmente, as pessoas a sua volta vão questionar seus novos hábitos, até porque estamos imersos em opções rápidas e prontas de alimentação que são mais “fáceis” para a correria do dia a dia. Busco aqui somente mostrar o meu processo de conscientização da vida e de meu corpo. Podemos encontrar o equilíbrio nos tratando com cuidado, amor-próprio, para assim envelhecermos com alegria.

Pense a respeito e divida com a gente seu processo de mudança.

Ótima semana!!!

Rosane Machado

Mestranda em Estudo sobre as Mulheres, Gênero e Cidadania pela UAB de Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *