Como o empoderamento feminino está ajudando a mudar a realidade do bairro mais violento da Colômbia

Como o empoderamento feminino está ajudando a mudar a realidade do bairro mais violento da Colômbia

Quem passa pelo bairro Comuna 13, em Medellín, na Colômbia, quase não reconhece a vizinhança, que já foi reconhecida como a mais violenta da Colômbia nos anos 1980 e 1990. Na época, a violência na região tinha nome e sobrenome: Pablo Escobar.

Hoje o bairro é um exemplo de mudança e parte disso se deve ao trabalho da organização Cada Vida, que visa empoderar as mulheres da região. Uma ação recente promovida pela instituição convidou uma renomada nail artist para ensinar técnicas de manicure e empreendedorismo para as pessoas da comunidade. O workshop de uma semana contou com a participação de 12 mães solteiras e um homem que aprenderam lições básicas sobre como ter um salão de beleza de sucesso.

A instituição também promove ações para melhorar a auto-estima destas mulheres ou ensiná-las como se vestir e comportar em entrevistas de emprego, para facilitar sua inclusão no mercado de trabalho. Até o momento, cerca de 400 mulheres já foram ajudadas através de diferentes programas oferecidos pela instituição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *