Máquina digestiva

Máquina digestiva

O corpo humano é de uma engenharia impressionante. Ainda temos muito a aprender, mas já sabemos muito sobre ele. Somos compostos por vários sistemas, interligados e renováveis. Cada célula do nosso corpo tem uma vida útil, e consequentemente surgem novas. Para as novas serem saudáveis, é importante que nosso estilo de vida seja saudável. Estilo de vida é o que comemos, pensamos e fazemos.

No quesito “o que comemos”,  área em que trabalho (ou melhor, área que amo), temos como nosso sistema o Digestório. A MÁQUINA DIGESTIVA é composta por: boca, dentes, língua, glândulas salivares, faringe, esôfago, estômago, fígado, vesícula biliar, pâncreas, piloro, intestino delgado, intestino grosso e reto. Sim, tudo isso, e mais um pouco, mas não vamos detalhar mais.

Já é suficiente entendermos que tudo isto está em uma ordem importante. Quando falamos de boca com seus dentes e glândulas salivares, estamos dizendo que é extremamente importante mastigarmos bem os alimentos, para que possamos aproveitar todos os seus nutrientes e para que a saliva inicie o processo digestivo com sucesso.

No esôfago encontramos músculos importantes para conduzir os alimentos até o estômago, e uma microbióta específica da região. O estômago vai segurar os alimentos por um tempo, e receber substância digestivas produzidas por fígado, pâncreas… Os alimentos vão indo, vão indo… até serem eliminados os resíduos dos alimentos. Ficaremos com os nutrientes circulando e nutrindo nosso corpo. Nos fazendo fortes, saudáveis, renovados e cheios de vitalidade.

Mas isto só acontecerá, se dermos ao nosso sistema, alimentos de qualidade. Se cuidarmos do nosso estilo de vida. Temos a nossa disposição ótimas opções de alimentos e bebidas, mas também temos as péssimas. Para saber a diferença entre elas, é muito simples: as ótimas estão em sua forma original. Sem modificações e processadas. Nossa MÁQUINA DIGESTIVA só poderá trabalhar bem e nos conduzir a uma vida longeva com qualidade, se fizermos boas escolhas ainda jovens. Escuto muito no consultório: gosto de comida boa. Respondo: eu amo comida boa. Aquela que eu preparei com ingredientes originais, temperos frescos e saborosos.

Beatriz Pellin Moser CRN2-0701

Nutricionista Clínica e Oncológica

SOGIPA, Rogério Menegassi Cia. de Ginástica, IMAMA.
WhatsApp 99272-3018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *