O polêmico Silvio Santos

O polêmico Silvio Santos

Esta semana, fiquei sabendo pela mídia sobre mais uma polêmica envolvendo o apresentador e dono do SBT Silvio Santos e a cantora Claudia Leitte. Há algum tempo, ele vem sendo alvo de inúmeras queixas de convidadas de seus programas que se sentem constrangidas com a forma como ele lida com as mulheres, de um modo geral. Silvio tem um currículo invejável, e quem conhece sua história o valoriza por ser um vitorioso, com um carisma que o tornou reconhecido e famoso, entretanto, não podemos deixar de esquecer que por ser homem e com uma idade avantajada, exerce seu poder e influencia as massas, que sorriem sem mesmo analisar os fatos e sua profundidade, como no ocorrido com a cantora Claudia Leitte.

Mas, afinal, o que ocorreu de tão grave que mobilizou debates acalorados em defesa e acusação de ambas as partes? Bem, a jovem se apresentou em seu programa com um vestido minúsculo que a deixou deslumbrante, e quando ia em direção ao apresentador para dar um abraço cordial, como a boa educação manda, ele recusou por dizer que ficaria excitado. A cantora fez uma cara de espanto e tentou desviar para um outro lado, na busca de amenizar o ocorrido: “quer dizer de alegria?” Porém o apresentador manteve o tom de assédio sexual. Sim, não podemos deixar de olhar com essa perspectiva, desculpem-me seus fãs, que já perderam a razão perante suas brincadeiras, em especial as relacionadas a sua mentalidade machista. A verdade é que ele faltou com o respeito com a cantora, que por ser mulher se viu numa situação constrangedora.

Por quê? Perguntarão muitas pessoas. A mídia sempre retratou a mulher como um ser inferior e submissa ao homem, e infelizmente esse estereótipo se solidificou. Os programas veiculados pelo dono do SBT reforçam constantemente esse valor, que sempre foi incutido de forma lúdica como a mulher deveria ser tratada, ou seja, com descaso, desprezada, reforçando seu papel de submissa. Espero que a partir desta leitura, vocês comecem a ter uma visão crítica de suas brincadeiras, ir além do que uma simples distração ou diversão, que pensem no contexto dos fatos.

E vocês, mulheres, o que pensam a esse respeito?

Fonte da imagem: Vejasp

Ótima semana!!!

Rosane Machado

Mestranda em Estudo sobre as Mulheres, Gênero e Cidadania pela UAB de Portugal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *