Você exagera na gastronomia das festas de final de ano?

Você exagera na gastronomia das festas de final de ano?

Calma, temos a solução para deslizes gastronômicos de final de ano. Falaremos de algumas dicas para que, em primeiro lugar, não ocorram exageros. Mas se ocorrerem, o que fazer.

Dica 1 – nunca chegue nas festas com fome ou em jejum superior a 4 horas. O ideal é fazer todas as refeições principais do dia (desjejum, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar), independente da hora da festa.

Dica 2 – se você acha que os alimentos da festa serão servidos muito tarde, prepare um suco no liquidificador com fruta fresca, salsinha ou couve e suco de limão. Não coe e nem adoce. A fruta já é doce.

Dica 3 – não beba bebidas alcoólicas de estômago vazio.

Dica 4 – bebidas alcoólicas fermentadas (espumante, vinho, cerveja…) são menos calóricas que as destiladas (vodca, whisky, cachaça, graspa…) .

Dica 5 – beba uma taça ou copo de água entre cada taça ou copo de bebidas alcoólicas.

Dica 6 – escolha alimentos com pouca gordura. Evite frituras, sorvetes cremosos, gordura visível das carnes… Prefira doces a base de frutas frescas, secas ou oleaginosas, carnes magras e assadas, pastelaria assada, arroz colorido com vegetais picadinhos, sanduiches com vegetais e queijos magros.

Dica 7 – abuse de saladas e frutas frescas. Mix de folhas ficam maravilhosos com lascas de manga ou cubinhos de abacaxi.

Dica 8 – deguste os alimentos. Sirva-se moderadamente, coma devagar e em pequenos pedaços. Afinal, foi tudo preparado com cuidado e amor, merece apreciação.

Mas você exagerou. Por alguma razão, não percebeu que foi demais. Então no dia seguinte:

Dica 9 – beba muita água sem cloro (de filtro de barro ou mineral) em pequenos e frequentes goles.

Dica 10 – gotas de suco de Limão nesta água, ajudam bastante (não adoce).

Dica 11 – opte por alimento leves, preparados com pouca ou nenhuma gordura.

Dica 12 – abuse de saladas de folhas verdes e cruas no almoço, jantar e dentro de sanduíches e em sucos naturais.

Dica 13 – descanse.

Dica 14 – uma caminhada leve ao entardecer, renova as energias.

Dica 15 – o melhor das festas é estar com pessoas que gostamos. Aproveite cada momento, cada sentimento, cada aroma e sabor.

Boas Festas.

Beatriz Pellin Moser CRN2-0701

Nutricionista Clínica e Oncológica
SOGIPA, Rogério Menegassi Cia. de Ginástica, IMAMA.
WhatsApp 99272-3018

 

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