Outubro Rosa

Outubro Rosa

 

O principal objetivo do movimento Outubro Rosa é reduzir a mortalidade pelo câncer de mama. Durante todo este mês, vários locais colocam faixas ou adornos rosa chamando a atenção para esse projeto, pois o quanto antes formos buscar ajuda, melhor será o resultado do tratamento. Muitas mulheres já passaram por essa realidade. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terá um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.

Admiro a força e determinação dessas mulheres quando recebem o diagnóstico. Inicialmente, são surpreendidas ao escutar as palavras do médico. Porém, hoje deixou de ser uma sentença, em especial pela descoberta precoce. Assim, logo em seguida procuram se organizar internamente para estipular estratégias.

A mulher irá precisar de aliados, por isso a família e os amigos são imprescindíveis. Percebe que será preciso rever seu dia a dia, assim como o que a estava deixando inquieta, mas não deu a importância devida. Agora, nada pode ser deixado para depois. O tempo precisa ser seu aliado.

A jornada pode ser longa, mas durante o trajeto muitas descobertas a seu respeito a irão surpreender. A cada dia irá ouvir relatos que a incentivam a seguir em frente. Mesmo que você não tenha histórico familiar da doença, não deixe de fazer o autoexame e outros procedimentos, para que o médico possa dar um diagnóstico em tempo oportuno.

Vamos participar dessa linda ação!

Por Rosane Machado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *