Gracias a La Vida, e a ti Violeta

Gracias a La Vida, e a ti Violeta

 

Hoje é um dia muito especial. Vou ter que pausar a seqüência de postagens das viagens, para contar uma notícia linda. Bem atual.

Desde que comecei a escrever aqui, no Universo Feminino em Debate tenho me conectado com as viagens e com as experiências que elas me trouxeram. Mas uma em especial, minha ida ao Chile, uma viagem de busca e admiração pela artista Violeta Parra, mulher que me tirou da mesmice no pensar sobre como eu estava vivendo. Estar em seu país, conhecendo sua cultura, conhecendo as mulheres que ela também havia tocado, foi uma grande vivência.

Quando voltei para Porto Alegre, eu tinha na mala muitas histórias e na câmera fotográfica muitas mulheres lindas, no total 12 retratos de mulheres que conheci pelas ruas, nas minhas andanças em Santiago e Valparaíso. Em Porto Alegre decidi que iria fazer uma exposição sobre isso, sobre esse encontro com tantas Violetas, acho que foi mais uma homenagem à ela do que qualquer coisa. Esse projeto se chamou Gracias a La Vida, título de uma das canções de Violeta Parra, também muito conhecida pela voz de Mercedes Sosa e Elis Regina. O que era apenas para ser uma exposição para apresentar essas mulheres, virou 4 no total, duas coletivas e duas individuais. Logo após, a artista da Argentina e também fã de Violeta, Critina Eliana Perez viu meu trabalho e quis participar de alguma forma, dei para ela meus quadros, para que ela intervisse com pinturas e colagens, nasce então, o projeto Deusas Urbanas, que foi exposto em cinco eventos.

Meu coração já estava muito contente e realizado com tamanha proporção que esses trabalhos haviam tomando. Mas ontem, uma noticia linda me surpreende no meio de uma tarde cinzenta. O Cônsul Chileno, em Porto Alegre fará uma homenagem para Violeta que completaria 100 ano em outubro de 2017. Eles souberem do projeto Gracias a La Vida e me convidaram para expor e compor o evento. Não preciso nem dizer o quanto fiquei emocionada.

Essa chilena não cansa de me surpreender. Gracias a ti Violeta. Gracias a La Vida.

Por Gabi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *