Como retirar seu passaporte

Como retirar seu passaporte

A gente já falou muito sobre dicas de viagens, dicas do que levar, o que fazer, mas esquecemos do mais importante, para ir, é necessário fazer um passaporte e muita gente tem dúvidas sobre como retirá-lo. E é bem simples, não tem mistério, olha só: é na Polícia Federal que são feitos os passaportes, verifique qual o posto mais próximo a você e siga o passo a passo abaixo de como emitir ou renovar o passaporte comum:

1º: Acesse o site da Polícia Federal (http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte) e preencha o formulário solicitado, após isso, aparecerão todos os postos e cidades para que você escolha a melhor opção. Gere o protocolo e imprima o documento, pois você precisará apresentá-lo.

2º: Você deverá pagar a GRU (Guia de Recolhimento da União) e imprimir o comprovante, que precisará mostrar à Polícia Federal. Você consegue emiti-la após o preenchimento do formulário (acima). Atualmente, o valor é de R$ 257,25 e deve ser pago à vista.

3º: Em alguns postos você precisará agendar o atendimento, verifique antes se no posto escolhido você precisará fazê-lo ou não.

4º: Na data marcada, vá ao Posto da Polícia Federal com os documentos informados abaixo, neste dia irão verificar sua documentação, colher assinatura e digitais e tirar sua foto para o passaporte. Estando tudo certo, eles lhe entregarão um protocolo com data para a retirada do passaporte.

5º: Feitos os passos acima, você precisa aguardar (normalmente, seis dias úteis) e, depois, somente ir buscar seu passaporte já pronto.

6º: Quando chegar o dia de buscá-lo, vá ao Posto da Polícia Federal levando seu documento de identidade. Seu novo passaporte terá validade de 10 anos.

Abaixo estão os documentos que devem ser levados à Polícia Federal para a solicitação do passaporte comum:

– Protocolo impresso (1º passo).

– Comprovante de pagamento da GRU.

– Um documento de Identificação com foto: Carteira de Identidade (RG), Carteira de Motorista, Carteira de Trabalho ou Passaporte anterior.

OBS: se mudou de nome, é necessário que leve a Certidão de Casamento.

– Título de eleitor e comprovantes de votação (dos dois turnos, caso tenha) ou Declaração da Justiça Eleitoral comprovando que está em dia com as obrigações eleitorais.

– CPF (se não constar nos documentos de identificação citados acima).

– Para homens: documento de comprovação de quitação com o serviço militar obrigatório.

– Para os naturalizados: comprovante de naturalização.

– para não precisar pagar o dobro da taxa, se tiver algum passaporte anterior, também deverá levá-lo.

Para informações sobre os demais tipos de passaportes, acesse o site da Polícia Federal ou ligue 194.

Por Gabi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *